O que é Podologia?

PODOLOGIA: Palavra originada do grego (podos = pés, e logia = estudo)

É o nome da ciência que trata do estudo dos pés.

PODOLOGIA é um ramo profissional que auxilia a medicina e tem sua atuação voltada ao estudo aprofundado da anatomia, fisiologia e patologias dos pés.

O profissional da PODOLOGIA, o Podólogo, trata de afecções superficiais dos pés tais como calos, calosidades, verrugas plantares, unhas encravadas, unhas infeccionadas entre outras. O Podólogo trata também de casos mais específicos, como doenças em pés de pessoas diabéticas, provendo-lhes sessões mensais para o corte das unhas, remoção de calos e calosidades, higienização geral, hidratação dos pés.

Deve-se salientar, entretanto, que a terapia e prevenção das doenças dos pés são fundamentais para mantê-los fortes e saudáveis em todas as pessoas, independentemente de serem ou não pacientes diabéticos. Cuidar é prevenir, e prevenir é não precisar corrigir.

Por outro lado, como a correção tantas vezes faz-se necessária e até mesmo obrigatória, a PODOLOGIA dispõe de técnica de curativos e tratamento para granulomas piogênicos, oferece órteses corretivas para corrigir lâminas ungueais (unhas) e ainda tratamentos para fungos e micoses. Alguns cuidados são fundamentais, como: o mau uso do calçado, os vícios de ambulação (maneira errada de pisar), o corte incorreto das lâminas (unhas) e a retirada do eponíquio (cutícula).

Não podemos esquecer de que os pés são o maior ponto de apoio e equilíbrio de nosso corpo e, por isso, devemos dispensar-lhes a devida importância. Visite seu podólogo pelo menos uma vez por mês e evite futuros transtornos.